Seja bem-vindo!!!!

Você existe porque houve uma História...

A História acontece porque você existe...

Aproveite a oportunidade de conhecer a História dos que vieram antes de você...

Mas, principalmente, não perca a oportunidade de fazer a tua própria História...



terça-feira, 6 de setembro de 2011

A INDEPENDÊNCIA DA ÁFRICA (Marilia, Raiane, Lourenço - 81)

A Independência da África foi um processo pelo qual, várias colônias da África, adquirem ou recuperam a sua independência.
No início do século vinte 90,4% do território africano estava sob domínio do colonialismo europeu. Apenas três Estados eram independentes: África do Sul, Libéria e Etiópia.  No entanto, os conflitos originados pela competição entre as várias potências europeias levaram no século 19 à dominação, e geralmente à destruição, reinos, processo este que culminou com a partilha do Continente Negro pelos estados europeus na Conferência de Berlim, em 1885.
 A descolonização ocorreu entre 1957 e 1962, quando 29 países tornaram-se independentes dos países europeus que os exploravam.

Alguns fatos que Marcaram a independência da áfrica foram:* Massacre de Sharpeville(Nelson Mandela é preso em 1962 e depois condenado à prisão perpétua)
* Fundação do Congresso Nacional Africano (CNA).
*  Criação do Apartheid (promulga uma série de leis com o objetivo de consolidar o seu poder sobre a população, majoritariamente negra)
* Criação dos Bantustões –( dez nações tribais independentes, instaladas em uma área correspondente a 13% do território sul-africano, onde os negros são confinados).
* Fim do apartheid – Em 1987 .
* Em 1993, inconformados com o avanço das reformas, líderes de 21 grupos extremistas brancos fundam a Frente Nacional Africâner (FNA).
*  Em 27 de abril de 1994, em um pleito histórico, Nelson Mandela é eleito presidente pelo CNA. Nova Constituição.
*
Conferência de Bandung


 (Massacre de Sharpeville)

Consequências da descolonização afro-asiática:
 A principal consequência do processo de descolonização da África foi a criação de um novo bloco de países que juntamente com a América Latina passaram a compor o Terceiro Mundo. Essa denominação deve-se ao fato de que os países originados a partir desses processos de independência acabaram por manter vínculos de dependência econômica com os países capitalistas desenvolvidos (Primeiro Mundo) ou com países socialistas desenvolvidos (Segundo Mundo).
  
(Nelson Mandela)
Personagens que se destacaram:
* Nelson Mandela(Líder do CNA)
* Hendrik Verwoerd (1958-1966) e B.J. Voster (1966-1978)  (primeiros ministros).
* Pieter Botha (presidente).
* Frederik de Klerk (novo presidente)
* Mangosuthu Buthelezi (líder zulu).

Fonte:
http://www.coladaweb.com e http://pt.wikipedia.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário