Seja bem-vindo!!!!

Você existe porque houve uma História...

A História acontece porque você existe...

Aproveite a oportunidade de conhecer a História dos que vieram antes de você...

Mas, principalmente, não perca a oportunidade de fazer a tua própria História...



quinta-feira, 8 de setembro de 2011

REVOLUÇÃO CUBANA E SOCIALISMO NO CHILE (Julio, Lucas e Luciano 82)

REVOLUÇÃO CUBANA
Cuba se localiza na América Central e é a maior ilha do Caribe.
No século XX, Cuba sobrevivia do turismo e da produção de açúcar , vendendo para os Estados Unidos.Grande parte da riqueza, concentrava-se em mãos de poucas famílias locais e de empresários norte americanos.Enquanto maioria da população alimentava se mal, morava em cortiços, cabanas de palha, sem assistência médica, sem saber ler e empregos temporários.
(Fulgêncio Batista com representante do governo norte americano)

Na primeira metade do século XX, Cuba foi governada grande parte por ditadores corruptos e violentos, como Fulgêncio Batista desfechando um golpe de estado em 1952 com apoio de empresários que exploravam os cassinos e prostituição.
Se opondo a essa situação, em 1953, Fidel Castro e um grupo de 120 pessoas tentaram tomar o quartel de Moncada, querendo obter armas para derrubar a ditadura de Batista.Fidel Castro acabou sendo preso, e dois anos depois, foi exilado para o México. Quando Fidel volta para Cuba, dá continuidade ao seu projeto, contando com a ajuda do médico argentino Che Guevara. A revolução socialista era a meta.
(Che Guevara e Fidel Castro) 
Depois de realizada a Revolução Cubana, com os barbudos (rebeldes cubanos liderados pelo Fidel Castro) ganhando os conflitos em 1964, Cuba optou claramente pelo socialismo, passando a dirigir sua economia por esses sistema.A relação entre os Estados Unidos e Cuba foram piorando e Fidel Castro estreitava laços com a União Soviética.O governo norte americano reagiu impondo um bloqueio aéreo naval a Cuba ameaçando usar armas nucleares se a União Soviética insistisse no projeto.E por causa disso, a União Soviética retornou os navios  que levavam os mísseis para o território cubano. Essa foi a "crise dos mísseis", episódio que poderia ter gerado uma guerra nuclear.

O SOCIALISMO NO CHILE

O Chile está localizado na América do Sul e neste país, o socialismo também ganhou espaço por via pacífica.Em 1970, no Chile o socialista Salvador Allende foi eleito presidente da república. Allende nacionalizou as minas de cobre e as telecomunicações que estavam em mãos de empresas norte americanas, assumiu o controle dos bancos e iniciou ampla reforma agrária.
(Fidel Castro e Salvador Allende)

Considerando-se prejudicados por essa política de Allende, empresários chilenos e estrangeiros, passaram a boicotar seu governo reduzindo os investimentos, provocando queda na produção e o aumento do desemprego e da inflação.Também os EUA financiavam intensa propaganda para desestabilizar o governo de Allende.Em 11 de setembro de 1973, os militares chilenos tomaram o Palácio de La Moneda de onde Allende saiu morto, e ficando no poder o general Augusto Pinochet.
 (General Pinochet)
Fonte: Livro História, sociedade e cidadania – 9º ano (Alfredo Boulos Júnior); Wikipédia.

10 comentários:

  1. Com a Revolução Cubana O povo foi ao centro da cena histórica e 46 anos depois muitos problemas ainda continuam, mas o fator desigualdade não é crescente, assim como não há a exploração da hegemonia estrangeira de do homem pelo homem.
    Diego

    ResponderExcluir
  2. Eu entendi que cuba éra um pais muito pobre e pouco desenvolvido até que Fidel Castro foi lutando e fazendo revoltas e assim ocorreu a revolução cubana que tornou o pais muito melhor e mais desenvolvido diminuindo a pobreza.
    (Victor)

    ResponderExcluir
  3. Certamente os ideais de igualdade e não exploração devem ser perseguidos, mas a que preço? Na cuba socialista o preço é a "boca fechada" das pessoas, a restrição a ideiais também dos mais nobres - liberdades fundamentais que são tomadas das pessoas. O governo usurpa do estado para seus próprios fins mergulhando em uma espiral de burocracia e cada vez menos eficiência publica. Resumo, cada vez se produz menos do mesmo, menos cana, açucar, casebres para o povo morar, a cota diária de alimento... Infelizmente, esse impasse entre os modelos capitalista e socialista ainda não se resolveu, e o lucro continua sendo a unica forma de incentivo ao avanço da produção e de ofertar mais à sociedade. Reitero, sou a favor de uma nova lógica capitalista através do aperfeiçoamento gradual da democracia, com respeito aos mais diversos direitos, meritocracia, propriedade, liberdades, mas também redução das desigualdades através de mais oportunidades a todos - leia-se educação pública de qualidade e universal - para que assim busquemos os ideais de Justiça, Fraternidade e Liberdade que tanto nos guiam como seres humanos.

    ResponderExcluir
  4. eu quero cola pro meu trabalhooooooo SOS

    ResponderExcluir
  5. Quem conhece um esquerdista conhece todos!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Que grande piada!! Não precisam pesquisar muito pra saber que Cuba vive na miséria, onde o único que enriqueceu foi o chefe de Estado, o falecido Fidel Castro que vai queimar no inferno!

    ResponderExcluir
  7. COMUNISMO E SOCIALISMO ES UM FRACASO.
    HABLAN DE BENEFICIOS A FAVOR DEL POBRE Y LA REALIDAD ES OTRA.
    PUEDE COMPARAR.
    FIDEL EL PRESIDENTE MAS RICO DEL MUNDO Y EL PAIS EN LA MISERIA, MISMA COSA VENEZUELA Y BRASIL, Y OTROS TANTOS.

    ResponderExcluir