Seja bem-vindo!!!!

Você existe porque houve uma História...

A História acontece porque você existe...

Aproveite a oportunidade de conhecer a História dos que vieram antes de você...

Mas, principalmente, não perca a oportunidade de fazer a tua própria História...



quinta-feira, 8 de setembro de 2011

APARTHEID (Chaiane e Jaqueline - 81)


O apartheid foi o regime de segregação racial que existiu na África do Sul. As causas encontram-se no Imperialismo do fim do século XIX.  Na época desenvolveu-se uma teoria pseudo-científica de superioridade do homem branco.  Nesse contexto, a Inglaterra dominou a região sul-africana. As consequências estão no racismo e os conflitos ocorridos na África do Sul. Ele aconteceu na África do Sul de 1948 até 1990 e durante todo esse tempo esteve ligado à política do país.Determinava que os negros não podiam ser proprietários de terras, não tinham direito de participação na política e eram obrigados a viver em zonas residenciais separadas das zonas dos brancos. Os casamentos e relações sexuais entre pessoas de raças diferentes eram ilegais. E os negros geralmente trabalhavam nas minas, comandados por capatazes brancos e viviam em guetos miseráveis e super povoados .

Com o fim do império português na África em 1975, lentamente começaram os avanços para acabar com o apartheid. A comunidade internacional e a Organização das Nações Unidas (ONU) faziam pressão pelo fim da segregação racial. Em 1991, o então presidente Frederick de Klerk condenou oficialmente o apartheid e libertou líderes políticos,entre eles Nelson Mandela. A partir daí, outras conquistas foram obtidas, o Congresso Nacional Africano foi legalizado, De Klerk e Mandela receberam o Prêmio Nobel da Paz em 1993, uma nova Constituição não - racial passou a vigorar,os negros adquiriram direito ao voto e em 1994 foram realizadas as primeiras eleições multirraciais na África do Sul  e Nelson Mandela se tornou presidente da África do Sul.

4 comentários:

  1. O episódio do Apartheid me chamou a atenção devido ao racismo, a marginalização dos negros , ao tratamento desumano a que eram submetidos e as extremas leis impostas a eles.
    Isso me impressionou por ser um fato recente pois durou até 1990 em tempos que os humanos são seres superiores e considerados cultos, mas agiam como primitivos discriminando seres da própria raça.
    Hoje ainda há discriminação, não intensa como era nesse tempo, mas ainda há. Isso acontece no nosso dia-a-dia, às vezes sem que percebemos , muitas vezes presenciamos o fato e outras fingimos que não vemos nada.

    Sabrina Candaten 8ª81

    ResponderExcluir
  2. Esse trabalho me interessou muito porque fala sobre o racismo dos brancos contra os negros. Eu acho que isso não é justo porque eles são pessoas como nós, a cor da pele não muda nada. Por causa disso eles sofreram muito com tantas leis,que não podiam fazer quase nada, nem freqüentar o mesmo lugar que os brancos só por causo da cor da pele.Esse regime do apartheid acabou mas,infelizmente o racismo ainda existe em todos os lugares,e até hoje os negros sofrem com tanto preconceito.Isso tem que acabar.
    Muito bom o trabalho meninas!

    Marciele Bianchini

    ResponderExcluir
  3. O trabalho me interessou muito porque o apartheid foi um regime de segregaçao racial, que dividia totalmente os brancos dos negros. Eram excluidos de tudo, foram até elaboradas leis que probiam as relações sexuais e o casamento entre brancos e nao-brancos. O apartheid isolava os negros em algumas regiões, restringia suas terras, proibia sua participação politica e o direito de possuir terras.Hotéis nao aceitavam negros e quase não havia parques e bibliotecas acessiveis a eles.Tudo era separado:hospitais,praias,trens.
    Só no final da década de 1980 é que as leis racistas começaram a ser abolidas. Nelson Mandela foi o principal lider do congresso nacional africano organizaçao negra fundada para lutar contra o apartheid.Condenado pelo regime racista da África do sul ficou preso durante 27 anos, foi liberado em 1990, quatro anos depois foi o primeiro presidente negro da África do sul.

    Mainara Tagliapietra

    ResponderExcluir
  4. Esse assunto foi o que mais me interessou porque o apartheid foi uma divisão muito cruel feita entre brancos e negros. Como se os negros não fossem seres humanos como brancos,como se eles fossem animais,até pior que isso. Já tinha ouvido falar sobre o assunto mas foi muito bom saber mais sobre como os negros era tratados e apesar disto estar melhorando,ainda tem muito caminho pela frente para que o racismo seja totalmente extinto. Nelson Mandela foi mais que um herói para esse povo que passou por tantas coisas,ele revolucionou o pais, não violentamente,mas propondo paz entre negros e brancos. Muito bom o trabalho :)
    Larissa Facin 8º-82

    ResponderExcluir