Seja bem-vindo!!!!

Você existe porque houve uma História...

A História acontece porque você existe...

Aproveite a oportunidade de conhecer a História dos que vieram antes de você...

Mas, principalmente, não perca a oportunidade de fazer a tua própria História...



terça-feira, 6 de setembro de 2011

APARTHEID (Marciele e Mainara - 82)

Apartheid
Na África do Sul, antiga colônia da Inglaterra, o governo era dominado pela minoria branca da população. O apartheid era um regime de segregação racial que consistia na separação radical entre negros e brancos, no ano de 1948. Mesmo trabalhando nas cidades habitadas por brancos e até em residências de brancos, os negros, deviam morar em locais separados. Viajavam em trens, usavam banheiros, estudavam em escolas, freqüentavam clubes e praias exclusivamente de negros. Também não podiam viajar sem a autorização do governo, não participavam da vida política e sempre ocupavam os piores cargos em empresas. A política do governo racista invadia frequentemente as áreas habitadas por negros cometiam toda sorte de arbitrariedades contra qualquer suspeito. Assassinatos, torturas e prisões eram muito freqüentes. As possibilidades de defesa dos negros eram mínimas.
Nelson Mandela, um dos líderes da resistência contra o apartheid, era jornalista e, por suas atividades, foi preso em 1962 e condenado a prisão perpétua em 1964. Na década de 1970, a pressão internacional contra o regime racista sul-africano começou a intensificar-se. Aos poucos, o país foi ficando isolado, pois, além da pressão política a maioria dos países (com exceção de Israel) passou a boicotar economicamente a África do Sul. O governo iniciou um programa de reformas que começou em 1979 com a legalização dos sindicatos negros. Progressivamente, outras medidas foram tomadas, até o sistema de apartheid ser totalmente abolido no início da década de 1990.
No regime do apartheid o governo era controlado pelos brancos de origem européia(holandeses e ingleses),criavam leis e governavam apenas para os interesses dos brancos.Aos negros eram impostas várias leis regras e sistemas de controles sociais.

Entre as principais leis do apartheid,podemos citar:
Ø  Proibição de casamentos entre brancos e negros-1949;
Ø  Obrigação de declaração de registro da cor para todos os países sul africanos (brancos, negros ou mestiços)-1950;
Ø  Proibição de circulação de negros sobre determinadas áreas das cidades;
Ø  Determinação e criação de bantustões (bairros só para negros)-1951;
Ø  Proibição de negros no uso de determinadas instalações públicas (bebedouros, banheiros públicos)-1953;
Ø  Criação de um sistema diferenciado de educação para as crianças dos bantustões-1953.

O fim do apartheid culminou com a libertação de Nelson Mandela,que era exigida no mundo inteiro.Seu partido,o Congresso Nacional Africano,foi legalizado e a Constituição do país,mudada.Os negros passaram a ter os mesmos direitos dos brancos.Depois de 350 anos de dominação de 8 milhões de brancos sobre 30 milhões de negros,em abril de 1994,negros e brancos se misturavam nas filas de votação,na primeira eleição multirracial da história da África do Sul.
Nelson Mandela venceu as eleições, tornando-se presidente da República. Brancos e negros formavam o Novo Parlamento. O pior regime de segregação racial da história chegava ao fim sem guerra civil, mas não sem ter causado milhares de vítimas ao longo dos cinqüenta anos em que vigorou.
Fonte: História, sociedade e cidadania - 9ª ano (Alfredo Boulos Júnior) e trabalhos escolares.

11 comentários:

  1. O Apartheid(1948) foi um regime o qual separava as raças: os negros dos brancos, fazia com que negros não pudessem ir nos locais públicos em que os brancos estivessem:praias, ônibus e escolas...Insatisfeito com isso Nelson Mandela, liderou uma resistência ao regime, mas acaba sendo preso.Em 1970 a pressão contra o regime aumentou e causou o fim do Apartheid em 1990. Com o fim do regime Nelson Mandela foi libertado, e vence eleições, se tornando o primeiro presidente negro no país.

    Daniela Prevedello

    ResponderExcluir
  2. O apartheid foi um regime que consistia na separação entre negros e brancos . Os negros não podiam frequentar os mesmos lugares que os brancos . Nelson Mandela foi preso por liderar uma resistência contra o apartheid , quando foi solto o regime teve fim e Nelson Mandela se tornou o presidente da Africa .

    Jaqueline Trevisan 8ª82

    ResponderExcluir
  3. Nossa cara, o apartheid foi muito totalitário os negros praticamente não podiam fazer quase nada. Eram discriminados no seu próprio país. Mas ainda bem que eles tem Nelson Mandela, o cara é uma lenda viva.
    Muito bom o trabalho.

    ResponderExcluir
  4. Essas coisas são muito injustas, esse preconceito excessivo das pessoas! A cor da pele, religião ou qualquer outra coisa não muda o caráter da pessoa... Estamos em 2011 e pouca coisa mudou, esse preconceito ainda existe! Vocês tem uma noção de quantas pessoas já morreram ou foram humilhadas por causa da cor da pele???
    Ótimo trabalho gurias <3

    Chai

    ResponderExcluir
  5. Realmente este assunto me interessou muito,pude perceber o modo como as pessoas tratavam eles,e o modo pelas quais,ainda devem estar tratando,isto é horrivel!Essas leis também,como podem proibir um casamento entre brancos e negros,a proibição de eles não poderem circular pela cidade, a criação de um sistema diferenciado de educação para as crianças dos bantustões.. isso é injusto,com certeza!e como a chaiane ali disse,esse preconceito ainda existe,e eu acho que isso tem que mudar!
    bom mesmo o trabalho meninas,parabéns!

    Jaqueline Widmar

    ResponderExcluir
  6. Esse assunto me interesso muito,por causa do racismo que os brancos tinha em relação aos negros,e acho que ainda tem pessoas negras sendo descriminadas pela sua cor,acho que as leias que os brancos colocaram para os negros prejudicou muito na vida deles, pois não podiam se casar com brancos,o jeito da educação era totalmente diferente,era como se os europeus quisessem acabar com a raça negra,e na minha opinião isso foi muito injusto.
    Muito bom o trabalho!

    Roberta C. da Silva

    ResponderExcluir
  7. eu achei um assunto muito interessante, pois nos mostra uma realidade que foi mto triste pois na minha opinião proibir negros de se relacionar com pessoas brancas ou frequentar determinados lugares publicos só por causa de sua cor não é justo.Pois todas as pessoas tem direitos e deveres iguais!RACISMO NÃO ESTA COM NADA!

    Ana Paula Schimitt

    ResponderExcluir
  8. Eu achei a Revolução Chinesa muito interessante pois fala que a China era dominada e explorada por potências europeias e por causa disso entre 1898 a 1900 aconteceu um ato de rebeldia contra a dominação estrangeira, com isso em 1908, Sun Yat-sen fundou o partido Nacionalista cujo objetivo era fazer oposição contra a monarquia e ao domínio europeu no país.

    Luciano Donadel Piovesan

    ResponderExcluir
  9. O assunto que mais me chamou a atenção foi o Apartheid, pela coragem de Nelson Mandela defender os seus direitos. Essas proibições entre negros e brancos eram ridículas, pelo fato de machucar os negros psicologicamente, e que ao parecer, os brancos não se colocavam no lugar dos negros para saber como eles se sentiam. Concordo - e muito - com a presidência de Nelson Mandela, tornando os direitos de negros e brancos iguais, pois não é a cor da pele ou a religião que define a capacidade e o caráter das pessoas.

    ResponderExcluir
  10. Me interesso a Guerra do Vietnã que fala de um conflito armado que ocorreu no Sudeste Asiático no período de 1959 a 30 de abril de 1975 e a guerra em três lados: a República do Vietnã, a República Democrática do Vietnã e a Frente Nacional para a Libertação do Vietnã (FNL).

    Lucas Donato

    ResponderExcluir
  11. Esse foi o trabalho que mais me interessou, pois é ridícula a falta de respeito que as pessoas brancas tinham contra os negros, isso diminuiu muito, mas ainda acontecem nos tempos de hoje e isso tem que parar. Admiro Nelson Mandela pela sua coragem e determinação para defender seus direitos. A cor da pele não muda nada no caráter de uma pessoa.
    Parabéns pelo trabalho meninas, adorei saber um pouco mais sobre o Apartheid.

    Eloiza Camargo Dalmolin

    ResponderExcluir