A revolução Chinesa transformou o terceiro maior país do planeta e o mais populoso, numa nação socialista: a República Popular da China. Há 62 anos no dia 1º de outubro de 1949, a revolução foi uma luta nacionalista, a fim de que os chineses comandassem a China sem a intervenção de nenhum outro país
(Mao Tsé Tung anuncia a criação da Republica Popular da China).
Três principais acontecimentos marcaram a revolução:- Grande Salto Adiante (1958-1961): Campanha fracassada para modernizar o país; terminou com mais de 20 milhões de chineses mortos pela fome.
-Revolução Cultural (1966-1967 1972-1973 e 1975-1977): Movimento ideológico que perseguiu e matou intelectuais e dissidentes políticos.
-Reformas: (1978-1980): Conjunto de reformas políticas e econômicas que abriram o país ao mercado internacional e iniciaram um período de acelerado crescimento econômico.
Os personagens principais foram : o médico Sun yat-Sen e o nacionalista Mao Tsé Tung.
Sun yat Sem (1989-1925)
Sun yat-Sen que disposto a combater a dominação estrangeira e a corrupção na corte chinesa, em 1900 fundo o Partido Nacional do Povo (o Kuomintang) em 1911. Esse partido conseguiu derrubar o Império Chinês e proclamar uma república. Mao Tsé Tung foi o fundador da Republica da China. Com essa fundação iniciaram-se várias reformas, uma das mais importantes foi a reforma agrária e também o restabelecimento da economia
Mao Tsé Tung (1893 -1976)
A Revolução Chinesa terminou com a morte de Mao Tsé Tung em 1976. Hua Guofeng passou a ser o dirigente máximo da China e apesar de ter recebido a confiança de Mao enquanto ainda vivo, teve como primeiros atos a prisão dos seguidores daquele (a Camarilha dos Quatro). Deng Xiapoing pediu oficialmente sua reintegração, sendo aceito por Guofeng, e passando a dominar a política chinesa nos anos seguintes.A China sobreviveu à queda dos regimes comunistas no Leste Europeu, tornando-se uma das maiores potências do planeta.
(Morte de Mao Tsé Tung)
Curiosidades: A leitura do Livro Vermelho era obrigatória nos tempos de poder. (No livro vermelho Mao Tsé Tung demonstra sua opinião sobre cultura, religião, a qual deveria ser seguida rigorosamente por todos). Foi o livro mais vendido da história ficando somente atrás da Bíblia Sagrada.
Frases de Mao Tsé Tung:
*‘’Comunismo não é amor, comunismo é um martelo com o qual se golpeia o inimigo’’
‘’O poder político nasce do cano da espingarda’’.
*Comunismo: Sistema político que prega que todas as coisas são de todos.
Fonte: Educação Uol, Livro-História, sociedade e cidadania - 9ª ano (Alfredo Boulos Júnior)
Nenhum comentário:
Postar um comentário